Capela São Francisco

Fachada da Capela - 2013

Situada na Vila Guarani, a Capela São Francisco é parte da Matriz Paroquial de Nossa Senhora das Graças, de Vila Humaitá, cidade e Diocese de Santo André. Foi oficialmente inaugurada no dia 12 de outubro de 1981, na solenidade de Nossa Senhora Aparecida, recém declarada Padroeira do Brasil pelo Papa João Paulo II.Constituída, em sua maioria, por pessoas de origem humilde, a Comunidade cresceu rapidamente, sendo referência à população católica da região. Sempre preocupada com a questão social, a Capela São Francisco de Assis, promovia (e promove até hoje) eventos voltados à arrecadação de donativos que são revertidos para os mais necessitados. Não é à toa que o padroeiro da Comunidade é São Francisco de Assis, o santo dos pobres e amigo da natureza.

Vivendo a metade do tempo da sua comunidade matriz, a Capela se estruturou bem tanto no campo material, quanto no campo espiritual, através do esforço de suas lideranças e dos padres que a administraram: Padre Luiz Paganini, Padre Décio Dias Mirândola, Padre Antônio Guimarães do Couto Filho, Padre Vanderlei Nunes e, atualmente, Padre Felipe Cosme Damião Sobrinho. Mas a grande força vinda do clero não estava somente nos sacerdotes. Foi o Diácono José Benedito da Silva que se dedicou com grande afinco e zelo pela jovem comunidade, estando sempre disponível e presente nos eventos promovidos em nome dela.

Catequistas, lideranças de grupos e pastorais, encarregados de serviços gerais, atendentes e demais membros são a grande riqueza da comunidade. É pela dedicação destes que se pode afirmar que a Capela São Francisco de Assis crescerá muito mais, pois seguindo os exemplos de seu padroeiro, que em tudo deixou-se levar por Deus, continuará sendo sinal visível da graça invisível da Trindade em nosso meio.